Cria do futsal de Arcoverde: conheça a história do 1° jovem a ser profissionalizado no Flamengo-SAF
Aos 35 minutos do segundo tempo da partida entre Flamengo de Arcoverde e Serrano, válida pela última rodada do Pernambucano A2 em Itacuruba, uma substituição coroava a história de um menino que começou nas quadras de Arcoverde e finalmente chegou aos gramados. O meia Juninho, de apenas 17 anos, se tornou o primeiro atleta profissionalizado pelo novo Flamengo Sport Club de Arcoverde - Sociedade Anônima do Futebol (SAF).
Conquista pessoal de um de tantos meninos do interior de Pernambuco que sonham em chegar a jogar profissionalmente, concretização de um trabalho de organização da nova fase do Flamengo de Arcoverde, oficialmente primeiro clube SAF do estado de Pernambuco. Isso porque, Juninho foi um dos dois selecionados, ao lado do lateral-direito Cleiton, na peneira do Tigre, realizada com mais de 200 atletas em junho deste ano.
Para Juninho, ter sido escolhido na peneira, ter superado essa etapa, e se tornar finalmente jogador profissional também reservou um sentimento de responsabilidade. “Cleiton já tinha uma rodagem no profissional, já sabia desenvolver seu futebol em campo. A minha realidade no futsal era totalmente diferente, mesmo assim eu enfrentei esse desafio de ser um jogador profissional e consegui realizar um sonho de criança”, comentou.
Cleiton (esq.) e Juninho (dir.), dois jovens aprovados na Peneira do Tigre e integrados ao time profissional.
Nascido em Serra Talhada, mas morador de Arcoverde desde os 13 anos de idade, Juninho começou sua carreira disputando partidas de futsal pela escola em que estudava. Rapidamente se destacou e passou a jogar no ADA Futsal, clube muito tradicional na região, onde jogou o Campeonato Pernambucano Sub-17 de Futsal.
“Comecei o futsal pelo Colégio Imaculada Conceição, onde surgiu várias oportunidades através do apoio do meu treinador Bruno Santa Cruz. Ele sempre me colocava para treinar em categorias superiores para que eu tivesse um desenvolvimento maior”, explicou Juninho. Quando soube da peneira do Flamengo, decidiu se inscrever e tentar uma oportunidade no clube da cidade.
A inscrição virou aprovação após dois dias de testes no estádio Áureo Bradley. O meia de 17 anos relembra a felicidade em assinar seu primeiro contrato como profissional, um sonho que tinha desde que deu os primeiros passos no futsal arcoverdense.
“Ao receber a notícia de ter passado na peneira do Flamengo de Arcoverde fiquei muito feliz de ter dado um grande passo e aos poucos conseguir realizar meu sonho de ser um jogador profissional de futebol. Também foi uma mistura de sentimentos ao vestir a camisa do Tigre do Sertão na minha estreia como profissional, porque ao mesmo tempo que eu sabia que era um grande desafio, eu também sentia que tinha conquistado um objetivo na vida”, lembrou.
Sobre a nova fase do clube, primeira SAF do futebol de Pernambuco, o jovem atleta elogiou a organização do Flamengo de Arcoverde, e agradeceu a oportunidade de olhar para os atletas da região e dar condições para que jovens, como ele, possam buscar seu espaço dentro do futebol profissional de Pernambuco.
“Creio que com muito desempenho e dedicação muitos consigam chegar onde felizmente eu cheguei. Persistência, foco e determinação para conseguir realizar seus sonhos, com muita fé e humildade. Tudo acontece no tempo certo. O Flamengo de Arcoverde me deu uma oportunidade incrível e sou imensamente grato ao clube e a diretoria. Irei dar meu máximo pra crescer e me destacar cada vez mais dentro do clube”, finalizou o agora jovem profissional.
Neste novo capítulo da história de mais de seis décadas do Flamengo Sport Club de Arcoverde, Juninho já tem seu nome marcado. O primeiro jovem a ser profissionalizado pelo Tigre do Sertão enquanto SAF, o primeiro passo de um clube que tem história, tem torcida e que renasceu com a missão de resgatar o futebol do interior pernambucano.