Comunicado do presidente à torcida e à cidade de Arcoverde

O Flamengo Sport Club de Arcoverde é um clube de 63 anos de história e de tradição. Embora tenha se tornado neste ano o primeiro clube SAF do futebol pernambucano, gerido desde então como um clube-empresa, o Flamengo jamais deixará de ser um patrimônio do povo de Arcoverde. A manutenção do nome e a permanência do clube na cidade em que foi fundado por Salatiel Silva são a prova de que a nova gestão preza pela conexão entre o povo arcoverdense e o clube que eleva o nome da cidade. Acreditamos no potencial de Arcoverde.

As vitórias, a liderança, a classificação com uma rodada de antecedência no Pernambucano A2, os triunfos dentro de campo são fruto de um esforço de longa data. O trabalho duro precede os resultados. A bola não entra por acaso, mas por competência. São dois anos de dedicação e planejamento para vermos o projeto tomar forma, mobilizar uma cidade, levar ao estádio centenas de torcedores que acreditam no futebol como agenda cultural e mostrar que é possível, de verdade, desenvolver Arcoverde por meio do esporte.

Infelizmente, mesmo com toda organização que pauta o novo Flamengo de Arcoverde, todo investimento feito pela instituição, gerando empregos e impactando positivamente a economia local, encontramos pelo caminho resistência e desconfiança. Não tivemos um apoio proporcional à seriedade do projeto, fomos obrigados a superar os obstáculos com recursos e esforços próprios inúmeras vezes. 

A gestão do Flamengo Sport Club de Arcoverde tem buscado diálogo real com a Prefeitura desde que assumiu o clube em 2021. As conversas aconteceram, as demandas foram apresentadas, porém, as ações tardaram. Nos dois jogos oficiais na casa do futebol de Arcoverde, o estádio Áureo Bradley (Souto Maior) levamos um público de 510 torcedores, capacidade máxima permitida pelo Corpo de Bombeiros. Poderíamos ter lotado o estádio caso as obras de reforma nas estruturas das arquibancadas, contrapartida do poder público, tivessem iniciado em tempo hábil. 

A demora gerou não só prejuízo à população arcoverdense, impedida de comparecer em número ainda maior aos jogos do Flamengo, mas também ao próprio clube, que teve as previsões de receita com bilheteria reduzidas por uma questão que foge à competência da nossa instituição. Somos uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF) e como tal não dependemos de dinheiro público para fazer a operação do futebol, mas precisamos da contrapartida básica do poder público para desenvolver a prática esportiva profissional: o estádio municipal em condições plenas de uso. 

Para tanto, por entender que o nosso torcedor merece dignidade e o nosso clube merece estrutura, o Flamengo de Arcoverde investiu cerca de R$ 120 mil, oriundos de recursos próprios, na construção de novas estruturas e reformas de outros espaços do estádio que é público. Benfeitorias que excedem as obrigações da nossa instituição contidas no convênio firmado junto a prefeitura e que ficam como legado para o povo de Arcoverde e todos os desportistas da cidade, a exemplo da Liga Desportiva Arcoverdense. Trazemos valores e traremos um dossiê com todo investimento feito, para que a população acesse os fatos sem maquiagem, com transparência, e tire suas próprias conclusões.

Por fim, reiteramos que o projeto que reergueu o Flamengo Sport Club de Arcoverde, repleto de tradição e capítulos de bravura, não prestou e jamais prestará qualquer desserviço ao desporto da nossa cidade. Só não podemos nos calar perante o descompromisso e o descaso. Viemos a público esclarecer os fatos, mostrar a verdade e reafirmar o nosso compromisso com o torcedor rubro-negro e o povo arcoverdense. 

A vinda da nossa gestão para Arcoverde, o Portal do Sertão, cidade com enorme potencial não foi por acaso. Viemos com muita humildade para somar, só não podíamos permanecer impassíveis quando a vaidade de uns querem nos dividir.  

Gabriel Castilho

Presidente do Flamengo de Arcoverde

Anterior
Anterior

Tigre goleia o Serrano por 6x0 e garante liderança no Pernambucano A2

Próximo
Próximo

Flamengo bate o Pesqueira, vira líder e sela classificação para 2ª fase