Arquiteta explica detalhes do projeto do CT do Tigre do Sertão
Após a conclusão da obra da Casa do Atleta, todas as atenções do Flamengo de Arcoverde estarão voltadas para erguer o Centro de Treinamento do Tigre. O projeto, divulgado ainda em 2021, por meio de uma maquete virtual, será transformado em realidade em uma área de aproximadamente oito hectares, localizada na zona rural de Arcoverde, próximo ao Loteamento do Rocha. Serão cinco hectares de área construída, aproximadamente 5.900 m² de área ocupada.
O CT do Tigre do Sertão vai contar com:
Passagem molhada
Guarita
2 campos tipo society
Bar e restaurante
Museu
Sala de Imprensa
Loja
Vestiário para campos society
Arquibancada
2 campos oficiais
Vestiários para campos oficiais
Rouparia
Academia
Piscina
Caixa de areia
Bloco administrativo
Auditório
Hotel para até 192 atletas
Lavanderia
Área de convivência
Praça de alimentação
Capela
Estacionamento
Autora do projeto, a arquiteta Angélica Lins detalhou que o terreno escolhido para construção do CT é longilíneo e vai aproveitar a ambientação típica da caatinga do Sertão nordestino. A área que será construída tem 100 metros de frente com pouco mais de 500 metros de comprimento.
“O CT vai ser desenvolvido com uma alameda de circulação, que vai passando por todos os blocos que vão ser construídos. A gente vai ter aproximadamente 5.900 m² de área construída, é uma obra realmente muito grande. É uma estrutura em que os atletas vão morar, treinar e jogar lá dentro, porque vão ser feitos campos oficiais também. É um complexo bem autossuficiente, trazendo todo suporte para os atletas, desde o treino, moradia, alimentação, até o atendimento médico”, explicou.
A entrada do CT do Tigre contará com uma passagem molhada, uma espécie de ponte para não gerar nenhum impacto ambiental ao riacho que corre justamente na parte da frente do terreno adquirido pelo clube. A arquiteta comentou que estudos estão sendo desenvolvidos para definir qual será de fato a estrutura montada para acesso ao Centro de Treinamentos.
Angélica Lins, arquiteta responsável pelos projetos do Flamengo de Arcoverde
“Teremos uma guarita na entrada do CT, passando por ela teremos uma recepção, loja de artigos oficias, sala de imprensa e o museu com a história do clube. Seguindo ainda pela alameda principal vamos ter um bar e restaurante, que vai dar suporte e visibilidade para quem estiver usando os dois campos, estilo society, que vão ser montados dentro do CT. Também temos dois vestiários, para dar suporte aos campos society, que estão embaixo de uma arquibancada coberta, que já atende a um dos campos oficiais. Do outro lado teremos o bloco médico, em que iremos concentrar psicólogo, nutricionista, médico, fisioterapia. Logo após, uma piscina para os atletas treinarem, seguida do outro bloco, com a parte administrativa do clube. Teremos também uma caixa de areia, de frente a piscina, para treinamentos funcionais, um apoio ao treino físico”, detalhou Angélica Lins.
Um hotel também vai ser erguido dentro do Centro de Treinamento para acomodar atletas do time profissional e também das categorias de base. No total serão disponibilizadas suítes para alojar com muito conforto um total de 192 atletas, divididos em quartos duplos, para o time profissional, e quádruplos, para os jovens da base.
“O hotel do profissional e da base terão pátios independentes de convivência, cada um com sua recepção. No meio desse complexo do hotel teremos um grande centro de convivência, para todos os jogadores. Teremos também um refeitório, que é praticamente uma praça de alimentação, rodeado pela biblioteca, lan house, lounge, salão de jogos, toda uma estrutura para esses atletas conviverem, assistirem aos jogos de futebol e desfrutarem de uma condição plena de qualidade de trabalho”, acrescentou.
Os dois campos com dimensões oficiais vão ficar um de cada lado do hotel do CT do Tigre. Os campos vão contar com banco de reservas, vestiários e arquibancada. Há ainda outro bloco, que fica de frente ao segundo campo oficial, que conta com auditório, academia e uma capela. “Todo o CT vai ser bem arborizado, também respeitando a vegetação nativa, os lajedos que temos no terreno, preservando a ambiência do sertão nordestino. Teremos estacionamentos nos dois lados dessa alameda e também alguns lounges externos, que ligam os blocos, com áreas de convivência ao ar livre”, concluiu Angélica Lins.
Ainda não há uma previsão para conclusão das obras do CT, mas os trabalhos no local podem começar ainda em 2023, com a conclusão das outras obras.
Área onde será construído o Centro de Treinamento do Tigre do Sertão
“Todas as obras do Flamengo vão ficar bem tipificadas na cidade, acho que essa é a maior inovação que vai existir no desenho arquitetônico proposto. De fato, a gente não encontra casas, prédios, lojas, com essa estrutura mais bruta. Sempre que passar pela cidade, quem for ver a Casa do Atleta, o próprio Centro de Treinamento, vai ser identificado imediatamente que se trata de uma estrutura do Flamengo de Arcoverde. No CT, especificamente, vamos usar vários pontos de cores, principalmente com o vermelho e o preto. Provavelmente na Casa do Atleta e no CT, teremos também intervenção artística, murais, alguma coisa desse tipo, mas estamos no aguardo de Gabriel Castilho. Até pela própria formação dele em Design, ajuda bastante nas ideias que são implementadas no projeto, então a gente vai ajustando de acordo com o que o presidente quer”, pontuou a arquiteta.
Uma estrutura digna da pretensão da diretoria do Tigre do Sertão, um projeto que vai revolucionar a forma de fazer futebol no interior de Pernambuco e que vai dar plenas condições de trabalho aos profissionais que fazem e farão o Flamengo Sport Clube de Arcoverde acontecer de verdade.
Angélica Lins CAU A55723-4
RRT CT 12127837